PROTO ESTRELA
Protoestrelas de massa próxima à do Sol tipicamente levam 10 milhões de anos para evoluir de uma nuvem condensada para a seqüência principal. Uma protoestrela de 15 massas solares evolui muito mais rapidamente, tipicamente leva somente 10000 anos para alcançar a seqüência principal.[carece de fontes]
Uma protoestrela forma-se por contração em dentro de um nuvem moléculas gigante no meio inter-estelar. Observações revelam que uma nuvem gigante molecular está em um estado de equilíbrio dinâmico— como um todo, a energia de ligação gravitacional da nuvem é balanceado pela energia cinética da moléculas constituintes da nuvem.
Qualquer perturbação poderia abalar este estado de equilíbrio. Exemplos destes perturbações são ondas de choque de supernovas, ondas de densidade espiral em dentro das galáxias e a aproximação ou colisão com outras nuvens. Qualquer que seja a fonte do distúrbio, se ela é suficientemente forte para provocar que a força da gravidade se torne maior que a energia cinética em uma região particular da nuvem.
O físico britânico Sir James Jeans considerou o fenômeno acima em detalhes. Ele foi capaz de mostrar que, sobre apropriada condições, uma nuvem, ou parte dela, poderia iniciar a contração como descrito acima. Ele derivou uma formula para calcular a massa e tamanho que uma nuvem deveria alcançar em função de sua densidade e temperatura antes da contração gravitacional poder começar. Esta massa critica é conhecida como massa Jeans. Sendo dado pela formula abaixo:
onde n é número de densidade da particular, m é a média das partículas de gás T é a temperatura do gás.